O Cat Friendly practice ou, livremente traduzido, Clínica Amiga do Gato, é um programa criado pela American Associantion of Feline Practitioners que tem por objetivo criar ambientes e atendimento diferenciado para o paciente felino nos estabelecimentos veterinários.
Isso não significa que a clínica veterinária somente deva atender gatos, mas sim, que ela seja planejada para o atendimento diferenciado e customizado desse paciente. Todos nós sabemos que existem diferenças marcantes entre os gatos e os cães, e esse programa objetiva exatamente isso, conscientizar veterinários e responsáveis/ tutores sobre essas diferenças e criar condições ótimas de acolhimento e atendimento desses pacientes nas clínicas veterinárias.
A American Associantion of Feline Practitioners criou uma certificação internacional visando atestar o nível de adesão das clínicas veterinárias aos princípios do programa e a sua capacidade de se relacionar com o paciente felino considerando todas as suas particularidades. Esses princípios vão desde local reservado e calmo para o gato nas recepções dos estabelecimentos veterinários até presença de veterinários especializados e familiarizados com o atendimento diferenciado desse paciente. Existem dois níveis de certificação para o programa Cat Friendly Practice.
O certificado Silver, denota que a clínica veterinária atende e está inserida nos requisitos mínimos para o acolhimento adequado do paciente felino, já o certificado Gold, representa um patamar mais avançado de certificação, onde, o estabelecimento veterinário possuidor desse nível de avaliação corresponde, em sua plenitude, as exigências do programa.
No DNA da Clínica Gato Leão Dourado existe o desejo insaciável de fornecer um atendimento de excelência para os gatos. Em busca desse sonho, fomos a Primeira clínica veterinária de Minas Gerais, e a terceira do Brasil, a conseguir o Certificado internacional Cat Friendly Practice. Com grande orgulho e satisfação recebemos, desde outubro de 2015, o Certificado Gold da American Associantion of Feline Practitioners. Novamente na vanguarda da Medicina Felina, somos a primeira clínica de Minas Gerais a possuir esse nível de certificação e a terceira do Brasil. Inovando sempre para o bem-estar de seu gato.
Agora, sem sombra de dúvidas, podemos afirmar que somos uma Clínica Amiga do Gato! by Cristiano Nicomedes of Feline Practitioners que tem por objetivo criar ambientes e atendimento diferenciado para o paciente felino nos estabelecimentos veterinários. Isso não significa que a clínica veterinária somente deva atender gatos, mas sim, que ela seja planejada para o atendimento diferenciado e customizado desse paciente.
Todos nós sabemos que existem diferenças marcantes entre os gatos e os cães, e esse programa objetiva exatamente isso, conscientizar veterinários e responsáveis/ tutores sobre essas diferenças e criar condições ótimas de acolhimento e atendimento desses pacientes nas clínicas veterinárias. A American Associantion of Feline Practitioners criou uma certificação internacional visando atestar o nível de adesão das clínicas veterinárias aos princípios do programa e a sua capacidade de se relacionar com o paciente felino considerando todas as suas particularidades. Esses princípios vão desde local reservado e calmo para o gato nas recepções dos estabelecimentos veterinários até presença de veterinários especializados e familiarizados com o atendimento diferenciado desse paciente.
Existem dois níveis de certificação para o programa Cat Friendly Practice. O certificado Silver, denota que a clínica veterinária atende e está inserida nos requisitos mínimos para o acolhimento adequado do paciente felino, já o certificado Gold, representa um patamar mais avançado de certificação, onde, o estabelecimento veterinário possuidor desse nível de avaliação corresponde, em sua plenitude, as exigências do programa.
No DNA da Clínica Gato Leão Dourado existe o desejo insaciável de fornecer um atendimento de excelência para os gatos. Em busca desse sonho, fomos a Primeira clínica veterinária de Minas Gerais, e a terceira do Brasil, a conseguir o Certificado internacional Cat Friendly Practice. Com grande orgulho e satisfação recebemos, desde outubro de 2015, o Certificado Gold da American Associantion of Feline Practitioners. Novamente na vanguarda da Medicina Felina, somos a primeira clínica de Minas Gerais a possuir esse nível de certificação e a terceira do Brasil. Inovando sempre para o bem-estar de seu gato.
Agora, sem sombra de dúvidas, podemos afirmar que somos uma Clínica Amiga do Gato!
Check-ups regulares são a chave para um gato feliz e saudável.
Aqui estão as cinco razões pelas quais a visita rotineira ao médico veterinário pode ser uma parte vital para uma vida longa e saudável do seu gato. Você pode não saber que
:1 - Os gatos envelhecem mais rapidamente que os seres humanos.
Um gato atinge a idade de um ser humano de 15 anos durante o seu primeiro ano de vida e 24 anos no seu segundo ano. Cada ano além, eles envelhecem aproximadamente quatro anos ("ano do gato") para cada ano do calendário. Então, seu gato de oito anos de idade poderá ter 48 anos quando comparado a idade de um ser humano. Cuidados veterinários são essenciais porque muito pode acontecer nos quatro "anos do gato", por isso, a visita anual ao veterinário é tão importante.
2 - Os gatos são mestres em esconder doenças.
O comportamento natural dos gatos faz com que eles sejam excelentes em esconder como se sentem ou se estão com dor ou doentes. Seu gato pode estar desenvolvendo uma condição que esteja afetando sua saúde, muito antes que você perceba que algo está errado. Os Veterinários são treinados para perceber pequenas mudanças e anormalidades que poderiam ser ignorados e detectam muitos problemas antes que eles avancem e se tornem mais difíceis de tratar.
3 - Acima de 50% dos gatos estão acima do peso ou obesos.
O veterinário avaliará o peso de seu gato a cada visita à clínica e fornecerá recomendações de enriquecimento nutricional para ajudar a manter o seu gato dentro do peso ideal. Apenas poucos quilos podem colocar seu gato com risco de diabetes, doenças cardíacas, renais e respiratórias, além de outras.
4 - Cuidados preventivos são melhores que cuidados para tratamento.
Discutir informações ao longo do exame físico, fornece ao veterinário e a você a oportunidade de planejar a manutenção da saúde do seu gato. Exames regulares podem ajudar a evitar emergências médicas desde que o veterinário possa detectar condições ou doenças que possam afetar a saúde de seu gato, antes que elas se tornem significantes, dolorosas e caras de tratar.
5 - Filhotes têm 26 dentes, enquanto gatos adultos têm 30.
Muito cuidado deve ser dispensado à boca! A doença pediodontal é considerada a mais prevalente doença em gatos de três anos de idade ou mais. Frequentemente não existem sinais óbvios de doença dental. A maioria dos gatos com doença dental ainda comem sem demonstrar mudanças no seu apetite! Avalie os dentes do seu gato nas visitas rotineiras ao veterinário.
Fonte: www.catvets.com Por Cristiano Nicomedes
Os gatos visitam os veterinários menos frequentemente que os cães. A maior razão para que isso ocorra deve-se ao fato de ser muito estressante para os gatos serem levados a uma clínica, e os responsáveis/ tutores normalmente acreditam que seus gatos não precisam de check-ups de rotina para a manutenção do seu bem-estar ou de cuidados preventivos.
O Programa Cat Friendly Practice (CFP), ou, livremente traduzido, Clínica Amiga do Gato, fornece uma solução para essa tendência de pensamento e cria uma oportunidade para as Clínicas Veterinárias elevarem os seus cuidados com os pacientes felinos e reduzirem o estresse desses pacientes durante as visitas. Responsáveis/ tutores de gatos Informações para os tutores de gatos sobre o Programa Cat Friendly Practice pode ser um evento estressante para você e seu gato a visita a um veterinário. As visitas ao veterinário começam antes de você chegar à clínica, o estresse começa com os seus esforços iniciais em colocar o gato na caixa de transporte e continuam durante o caminho da clínica até receber o atendimento veterinário.
Segundo a American Associantion of Feline Practitioners, 58% dos responsáveis de gatos relatam que seus gatos odeiam ir ao veterinário e 38% relatam ser estressante para eles pensar em levar seus gatos em busca de atendimento veterinário. Agora as clínicas veterinárias podem se tornar locais de manejo mais amigável dos gatos. Quando uma clínica solicita a sua inclusão no programa CFP, ela deve provar que adotou medidas específicas para assegurar que conhecem as necessidades particulares dos gatos, têm implementado padrões de manejo amigáveis ao felino, e têm feito mudanças estruturais para diminuir o estresse e fornecer um ambiente mais calmo para esse paciente, tais como sala de espera ou consultórios específicos para os felinos. A Equipe de veterinários deve também ser treinada no manejo amigável dos gatos, e deve entender o comportamento dos felinos para aumentar a qualidade dos cuidados ofertados a esses pacientes.
O que é uma Clínica Amiga do Gato? A American Associantion of Feline Practitioners busca encorajar e facilitar o fornecimento de serviços veterinários de qualidade para os gatos. Contudo, é sabido que existem desafios particulares e dificuldades para trazer o seu gato a uma clínica veterinária, entre outros pode ser citado:
Gatos frequentemente não viajam bem;
Gatos não se sentem seguros quando estão longe de seus territórios;
Gatos são altamente sensíveis a sinais não usuais, sons e cheiros;
A maioria dos gatos prefere a quietude e solidão;
A maioria dos gatos são altamente sensíveis ao estresse e ansiedade;
A maioria dos gatos são altamente estressados com outros gatos ou com a proximidade de cães na clínica veterinária;
Gatos precisam ser manipulados gentilmente, com cuidado e respeito;
Gatos têm requerimentos médicos únicos que a Clínica Amiga do Gato deve ser capaz de fornecer.
A American Associantion of Feline Practitioners estabeleceu o Programa Clínica Amiga do Gato para ajudar aos veterinários a ofertar uma variedade de serviços para atender as necessidades particulares dos gatos nos estabelecimentos veterinários. Uma longa lista de auto-avaliação foi construída para demonstrar quais os preceitos que uma clínica que pleteia fazer parte do programa precisa cumprir. Em uma Clínica Amiga do Gato deve-se, de acordo com o programa:
Entender as necessidades particulares dos gatos e tornar as visitas aos veterinários mais amigáveis;
Entender como abordar e manipular os gatos, usando uma maneira gentil, empática e cuidadosa;
Ter um padrão apropriado de equipamentos necessários para investigar e tratar os pacientes felinos;
Criar um padrão de ambiente e cuidados para com os gatos hospitalizados.
Como eu posso ser beneficiado por visitar uma Clínica Amiga dos Gatos? Abaixo estão algumas maneiras específicas como os tutores de gatos podem ser beneficiados em visitar uma Clínica Amiga dos Gatos:
Essas clínicas fazem um grande esforço para manter um ambiente calmo;
Essas clínicas têm incorporadas áreas/ salas de espera que reduzem o estresse associado com barulhos, outros pets e cheiros não usuais (os métodos podem incluir áreas somente de felinos, espaço separado com barreira bloqueando contato visual do gato com outro animal, criação de momentos de atendimento somente de felinos, direcionamento dos pacientes felinos diretamente ao consultório, etc).
Equipe treinada e cônscia das necessidades individualizadas dos gatos, incluindo marcação facial e comportamento. Essas clínicas implementam o guia de manejo amigável dos pacientes felinos para favorecer uma experiência mais positiva do gato na clínica. Essas clínicas usam uma abordagem mais lenta para atingir os resultados positivos; Essas clínicas desenvolvem um plano individual baseado nas necessidades específicas, preferências e comportamentos do seu gato.
Essas clínicas implementam maneiras de tornar você e seu gato os mais confortáveis possível. As equipes de veterinários recebem educação continuada nos mais recentes avanços da medicina felina. Essas clínicas assegurarão que você seja um valoroso membro do time responsável pelos cuidados de saúde de seu gato e ajudarão a você entender quais são as necessidades de seu gato e o que você pode fazer para se certificar que ele esteja recebendo os cuidados que necessita. Essas clínicas usam feromônios sintéticos como efeito calmante. Nessas clínicas existe um consultório somente para felinos para fornecer segurança e uma área livre ameaças, onde os gatos podem ser examinados calmamente e efetivamente. Essas clínicas têm experiência para perceber sinais iniciais de medo e ansiedade súbitos do paciente e se adaptam adequadamente a essa alteração. Essas clínicas têm suas áreas de hospitalização e salas de cirurgia avaliadas criticamente, de forma a assegurar a existência de equipamentos e ferramentas, além da capacidade de realização de procedimentos que sejam adequados ao paciente felino.
Fonte: www.catvets.com Por Cristiano Nicomedes
Pode ser um evento muito difícil, para alguns, levar os gatos ao veterinário, mas, avaliações preventivas rotineiras de saúde são essenciais para que seu gato tenha uma vida longa, feliz e saudável. Aqui estão os cinco passos para diminuir o estresse da visita ao veterinário para você e seu gato:
Entenda o comportamento de seu gato Gatos ficam mais confortáveis em ambientes familiares, e precisam de um tempo para ajustarem-se a novos ambientes e experiências. A visita ao médico veterinário é frequentemente difícil devido à caixa de transporte, ao carro e ao ambiente hospitalar que não são familiares para ele. Respeite o tempo que o seu gato necessita para se familiarizar com essas novas situações, pessoas e lugares.
Fique calmo. Gatos podem sentir nossas frustrações e ansiedade, e esses sentimentos podem torná-los ansiosos e com medo. Gatos não aprendem com punição ou força. Forneça recompensas para reforçar os comportamentos positivos. Ajude seu gato a estar confortável na caixa de transporte O objetivo é ensinar a seu gato a associar o uso da caixa de transporte com experiências positivas e fazer com que ele entre voluntariamente nela. Tornar a caixa de transporte um lugar familiar em casa deixando-a em locais onde o gato fique por mais tempo, com revestimento acolchoado e com brinquedos dentro, ajudam nesse processo. Podem ser necessários alguns dias ou semanas para que o gato comece a confiar na caixa de transporte.
Fique calmo e seja paciente. Recompense os comportamentos desejáveis. Quais os tipos de caixa de transporte são as melhores? As melhores caixas de transporte são baratas, firmes e podem ser abertas tanto pela parte de cima quanto pela frente, além de poderem ser seguras na parte central. A parte superior deve ser facilmente removível, o que permite que o gato que esteja com medo possa ser examinado dentro da caixa de transporte, evitando que seja necessário retirá-lo de lá para ser avaliado. Escolha caixas de transporte que sejam resistentes, seguras e estáveis para o seu gato, e que sejam fáceis de carregar. Devemos lembrar que, para manter seu amiguinho seguro, as caixas de transporte deverão ser presas pelo cinto de segurança quando estiverem sendo transportadas em carros. Leve o seu gato a uma Clínica Amiga do Gato As clínicas que possuem o certificado de Clínica Amiga do Gato (Cat Friendly Practice) foram adaptadas para diminuir o estresse e fornecer um ambiente mais calmo para ambos, você e seu gato.
A equipe de veterinários é treinada para manipular de forma amigável seu gato e entende o comportamento específico dos felinos, tudo isso para aumentar a qualidade de cuidados para o seu gato. Essas clínicas também fizeram adaptações para reduzir o estresse nas visitas, criando áreas de espera e consultórios adaptados para felinos, além de possuir pessoal treinado para manipular o gato de forma amigável e capaz de perceber súbitas mudanças de comportamento, tais como medo e ansiedade, e estão treinadas para se adaptarem a essas mudanças do paciente.
No DNA da Clínica Gato Leão Dourado existe o desejo insaciável de fornecer um atendimento de excelência para os gatos. Em busca desse sonho, fomos a Primeira clínica veterinária de Minas Gerais, e a terceira do Brasil, a conseguir o Certificado internacional Cat Friendly Practice. Agora, com grande orgulho e satisfação recebemos o Certificado Gold da American Associantion of Feline Practitioners. Novamente somos a primeira clínica de Minas Gerais a possuir esse nível de certificação e a segunda do Brasil. Inovando sempre para o bem-estar de seu gato. Agora, sem sombra de dúvidas, podemos afirmar que somos uma Clínica Amiga do Gato! Mantendo a paz em casas com muitos gatos Gatos são muitos sensíveis a cheiros e odores não familiares podem fazer com que um gato não reconheça outro.
Ajuda evitar os problemas de gatos que percebem um gato como estranho depois de uma visita ao veterinário, deixar aquele gato que está regressando para casa ficar dentro da caixa de transporte por alguns minutos e observar a reação dos outros gatos que já se encontram em casa. Se for observada tensão entre os gatos isso pode significar conflito, portanto, o gato que está retornando para o grupo deverá ser mantido na caixa de transporte em separado para evitar conflitos. Forneça água, comida e uma caixa sanitária por no mínimo de 24 horas, enquanto o gato que está retornando para casa readquira o cheiro mais familiar do lar. O uso de feromônios sintéticos (Feliway) pode auxiliar nessa situação.
Fonte: www.catvets.com Por Cristiano Nicomedes