Cat Friendly Practice

VISITAS DO GATO AO VETERINÁRIO NÃO PRECISAM SER ESTRESSANTES

Pode ser um evento muito difícil, para alguns, levar os gatos ao veterinário, mas, avaliações preventivas rotineiras de saúde são essenciais para que seu gato tenha uma vida longa, feliz e saudável.
Aqui estão os cinco passos para diminuir o estresse da visita ao veterinário para você e seu gato:
Entenda o comportamento de seu gato
Gatos ficam mais confortáveis em ambientes familiares, e precisam de um tempo para ajustarem-se a novos ambientes e experiências. A visita ao médico veterinário é frequentemente difícil devido à caixa de transporte, ao carro e ao ambiente hospitalar que não são familiares para ele. Respeite o tempo que o seu gato necessita para se familiarizar com essas novas situações, pessoas e lugares. Fique calmo. Gatos podem sentir nossas frustrações e ansiedade, e esses sentimentos podem torná-los ansiosos e com medo. Gatos não aprendem com punição ou força. Forneça recompensas para reforçar os comportamentos positivos.
Ajude seu gato a estar confortável na caixa de transporte
O objetivo é ensinar a seu gato a associar o uso da caixa de transporte com experiências positivas e fazer com que ele entre voluntariamente nela. Tornar a caixa de transporte um lugar familiar em casa deixando-a em locais onde o gato fique por mais tempo, com revestimento acolchoado e com brinquedos dentro, ajudam nesse processo. Podem ser necessários alguns dias ou semanas para que o gato comece a confiar na caixa de transporte. Fique calmo e seja paciente. Recompense os comportamentos desejáveis.
 Quais os tipos de caixa de transporte são as melhores?
As melhores caixas de transporte são baratas, firmes e podem ser abertas tanto pela parte de cima quanto pela frente, além de poderem ser seguras na parte central. A parte superior deve ser facilmente removível, o que permite que o gato que esteja com medo possa ser examinado dentro da caixa de transporte, evitando que seja necessário retirá-lo de lá para ser avaliado. Escolha caixas de transporte que sejam resistentes, seguras e estáveis para o seu gato, e que sejam fáceis de carregar. Devemos lembrar que, para manter seu amiguinho seguro, as caixas de transporte deverão ser presas pelo cinto de segurança quando estiverem sendo transportadas em carros.
Leve o seu gato a uma Clínica Amiga do Gato
As clínicas que possuem o certificado de Clínica Amiga do Gato (Cat Friendly Practice) foram adaptadas para diminuir o estresse e fornecer um ambiente mais calmo para ambos, você e seu gato. A equipe de veterinários é treinada para manipular de forma amigável seu gato e entende o comportamento específico dos felinos, tudo isso para aumentar a qualidade de cuidados para o seu gato. Essas clínicas também fizeram adaptações para reduzir o estresse nas visitas, criando áreas de espera e consultórios adaptados para felinos, além de possuir pessoal treinado para manipular o gato de forma amigável e capaz de perceber súbitas mudanças de comportamento, tais como medo e ansiedade, e estão treinadas para se adaptarem a essas mudanças do paciente.
No DNA da Clínica Gato Leão Dourado existe o desejo insaciável de fornecer um atendimento de excelência para os gatos. Em busca desse sonho, fomos a Primeira clínica veterinária de Minas Gerais, e a terceira do Brasil, a conseguir o Certificado internacional Cat Friendly Practice. Agora, com grande orgulho e satisfação recebemos o Certificado Gold da  American Associantion of Feline Practitioners. Novamente somos a primeira clínica de Minas Gerais a possuir esse nível de certificação e a segunda do Brasil. Inovando sempre para o bem-estar de seu gato. Agora, sem sombra de dúvidas, podemos afirmar que somos uma Clínica Amiga do Gato!
Mantendo a paz em casas com muitos gatos
Gatos são muitos sensíveis a cheiros e odores não familiares podem fazer com que um gato não reconheça outro. Ajuda evitar os problemas de gatos que percebem um gato como estranho depois de uma visita ao veterinário, deixar aquele gato que está regressando para casa ficar dentro da caixa de transporte por alguns minutos e observar a reação dos outros gatos que já se encontram em casa. Se for observada tensão entre os gatos isso pode significar conflito, portanto, o gato que está retornando para o grupo deverá ser mantido na caixa de transporte em separado para evitar conflitos. Forneça água, comida e uma caixa sanitária por no mínimo de 24 horas, enquanto o gato que está retornando para casa readquira o cheiro mais familiar do lar. O uso de feromônios sintéticos (Feliway) pode auxiliar nessa situação.
Fonte: www.catvets.com
Por  Cristiano Nicomedes

Votar








rodape